Fazendo jus ao título do blog, vou falar da minha angustia de ter vinte anos, pois esta é a idade em que você deseja acelerar certas coisas e em contrapartida necessita urgentemente que algumas outras voltem no tempo.
Ter vinte anos é estar na faculdade, nem longe nem perto de concluí-la. É querer um bom emprego, com um salário que passe longe do que recebe como estagiário. É não querer estagiar para ter mais tempo de se qualificar. É estagiar pra ter a urgente experiência profissional. É querer ter seu dinheiro pra comprar seu desodorante e o ingresso da balada, quando na verdade, não tem grana nem pra comprar o livro que seu escritor favorito lançou, e o pior de tudo: com vinte anos você quer comprar seu apê, seu carro, ter uma conta no banco e conhecer o mundo.
(Ainda to tentando descobrir se meu problema é ter vinte anos ou ser classe C...)
E, no entanto, com essa vontade de pular fases e se vê com a estabilidade que você (sonha) ter aos 40, tem-se ainda a agonia das responsabilidades caindo na sua cabeça, e ai você começa a sentir saudade de quando sua maior preocupação era que guloseima sua mãe ia trazer do supermercado.
Você quer voltar no tempo em que sua mãe lhe dava o desodorante, inclusive o shampoo e o condicionador. Você quer, por mais que seja bom com vinte anos, voltar na fase do relacionamento com o carinha que estava contigo porque você tinha um papo legal e não apenas por ter um belo par de coxas.
Tempo bom aquele que você ia pra casa almoçar a deliciosa comida de sua mãe, algo que depois você passa achar tão delicioso como ter o tempo para poder vê-la.
Outro detalhe é que, com vinte anos, parece haver um pacto do universo com a intensificação da força gravitacional, e você vê a olhos nus tudo caindo e ficando feio, e não é só em você, mas com todos os seus amigos de 20 anos.
Com essa idade avançada você já recusa vê seus ídolos, por que já faz pelo menos dez anos que eles morreram e isso é informação demais pra sua cabeça.
- Outro dia vi a minha primeira paixão do colégio, me senti além de precoce, uma velha, pois essa paixonite aconteceu há 10 anos e ele já têm filhos, está gordo – Horrível!
Meus 20 anos já estão acabando e da pra listar uma série de coisas que... A primeira é que, porra, realizei meu maior sonho de cinco anos atrás que era ter vinte anos. (Mal sabia eu...). Das outras coisas: Amo mais (e mais) o jornalismo, inclusive já gosto mais dos meus colegas de turma. rs
Aprendi a dirigir. Estou aprendendo inglês. Encantei-me com o universo da pesquisa, mas confesso que nasci pra algo mais animadinho. Tive minha primeira experiência profissional. Gosto dos meus vícios, facebook e twitter, os únicos por sinal, e agradeço a Deus por isso, sério mesmo.
Pensei em perdoar. Compreendi que a auto-analise e a auto-critica são tão importantes quanto a boa moral e conduta correta.
Aprendi que todo mundo quer um púlpito da vida para falar mal dos erros alheios e um fone de ouvido com sua música no volume máximo na hora de ouvir as críticas.
Aprendi, e aprendi mesmo, que não posso mudar meus valores pelo o quê as pessoas acham que farão bem. Não me escondo atrás de pequenas e grandes mentiras para defender parente e aderente, e talvez por isso a insatisfação de algumas pessoas. Mas isso não é um rancoroso “Vocês vão ter que me engolir!”, não é! #minto
Aprendi que família a gente escolhe. Que minha mãe me ama e por isso não quero ter filhos... e outras coisas que não foram muitas.
Ah, com 20 anos completou-se dez que conheci uma das pessoas mais especiais e que me ensinou muita coisa (só estou dizendo isso pra no final vocês não falarem que eu não citei o amor no meio disso tudo).
Mas o meio-termo dessa confusão toda é que, com 20 anos, você quer viver a inércia da idade em relação às baladas, à pegação, a juventude de espírito, do corpo, da pele. Da sensação de que ainda não fez nada demais e que ainda tem muito a aprender.
O problema é que, como 20 anos, essa inércia só dar certo com o dinheiro da estabilidade dos 40 que você quer acelerar... Vixe!Vixe!Vixe! Bagunçou tudo de novo. E pra lascar mais, com 20 vinte anos você quer viver o tal namoro sério que você passou a vida fugindo mais que a mulher maravilha!
Mas é bom ter vinte anos...
É melhor que a insegurança dos 18, de quando ainda não tinha passado no vestibular. Morre quem disser que estou mentindo!
O principal que acho dessa idade é que ela é justamente na fase que você vive dois anos em um. É maravilhoso viver por semestre, pois você tem a chance de modificar todos os erros no mesmo ano. Dividir o ano em dois não é multiplicar por dois a angustia de ter 20 anos (Ufa!).
Dos 12 meses dos meus vinte anos ficam só as coisas boas, que misturadas com um bom drink dão ótimas histórias. E eu só agradeço a quase todos que fizeram parte. E peço desculpas aos que ainda não matei :) #zuando
-Desce mais uma garçom, que chegou mais gente na mesa! Temos assunto pra mais de dia agora...